Em 22 de outubro, a Paradoxa lançou um documentário com relatos de autistas adultos que tiveram seu diagnóstico tardiamente, falando sobre como eram suas vidas antes do diagnóstico, como foi a busca por profissionais, e qual a importância do diagnóstico em suas vidas. O filme foi criado e produzido por um autista.
Foram entrevistados 6 autistas adultos, que expuseram seus sentimentos de inadequação, crescendo em um mundo não inclusivo e sem entenderem por que se sentiam tão diferentes das pessoas ao redor.
Assista ao trailer:
O filme começou a ser produzido em meados de agosto de 2020 e levou cerca de 2 meses para ser concluído. Foi gravado a distância, com entrevistados e entrevistador em suas próprias casas, devido ao isolamento social a que estávamos submetidos pela pandemia de Covid-19.
Seu intuito era instruir e conscientizar, pois, pessoas autistas que receberam seu diagnóstico tardiamente passam por grande sofrimento psicológico, tentando se enquadrar em um suposto padrão da sociedade, devido a profissionais de saúde, educadores e a sociedade em geral não saberem identificar se uma pessoa é ou não autista.
Ficha técnica:
Título: Stimados Autistas
Direção: Cristiano de Oliveira (autista)
Gênero: Documentário
Duração: 55 min.
Entrevistados: Alice Casimiro, Fábio Sousa (Tio Faso), Fernanda Beatriz, Lucas Pontes, Pedro Jailson e Polyana Sá.
Data de lançamento: 22/10/2020
Criação e Distribuição: Paradoxa
Assista ao filme completo:
Siga o criador do filme no Instagram e veja mais conteúdos sobre autismo.
Se você gostou, compartilhe, para que este conteúdo alcance e ajude a mais pessoas!
Até o próximo post! ;)